Pages

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

OBEDECER PARA VER O “SOBRENATURAL DE DEUS”

2 REIS 4 -1.7

De acordo com o texto, a mulher em questão era viúva de um homem que temia e reverenciava a Deus. Eliseu homem de Deus, seguidor de Elias, cujo ministério ele sucedeu. Fazendo uma breve introdução do texto a seguir imagine-se em uma situação; “Fazendo algo sem entender o porquê está fazendo, mas fazê-lo por obediência”.

A viúva encontrava-se em situação de penúria e miséria, e para pagar a sua dívida junto aos credores ele teria que entregar os seus filhos como pagamento da dívida (naquele tempo os filhos eram levados cativos para trabalharem como escravos para pagar a dívida da família).
Encontra Eliseu e relata a situação (vers.1), acredito que Eliseu já conhecia a situação financeira da família devido ao vínculo que mantinha com o marido da viúva, mas ele não imaginava que a situação estaria tão grave como descreveu a viúva, e o profeta então lhe pergunta:

 O que ainda restou? (vers.2), com certeza ela já tinha vendido tudo o que tinha e não fora o suficiente.

Refletindo:

1- Diante de qualquer situação não se ISOLE, busque ajuda de pessoas de que possam te aconselhar, orar com você, nunca abra o teu coração para aqueles que não professam a mesma fé no Deus Altíssimo.

2- Nunca se ENTREGUE diante do problema, a situação era grave, mas aquela mulher não se intimidou, levantou a cabeça e decidiu lutar.

3-  Permanecer em POSIÇAO DE HUMILDADE (vers.2b). Tua serva não tem nada em casa senão uma vasilha de azeite, Muitas vezes nos exaltamos, ficamos até agressivos, procurando achar o culpado pela situação, ignorando a nossa reserva, não fazendo uso daquilo que embora as vezes abalada, ainda temos que é a nossa fé.

4- Estar disposto a OBEDECER, vai e pede vasilhas emprestadas e não poucas (vers.3,4) Com certeza sem entender nada, ela dá ordens aos filhos para que tragam emprestadas todas as vasilhas possíveis, e segundo a ordem do profeta NÃO POUCAS (expectativas). Deus tem algo grande reservado para cada um de nós. O azeite seria derramado de forma sobrenatural, incompreensível a mente humana, MISTÉRIO DE DEUS que podemos conhecer através da ação livre e soberana do Espirito Santo.

5- Fazendo a NOSSA PARTE, a viúva obedeceu direitinho e foi fazer a sua parte no milagre, juntou os filhos e foi em busca das vasilhas, acredito eu que aquela mulher tenha feito a seguinte indagação; porque tantas vasilhas? Mas logo começa a entender a ação de Deus (vers.5) da pequena porção que tinha começou a derramar sobre as vasilhas e as enchê-las por completo até que não restavam mais vasilhas e então o azeite cessou.

 FAÇA A SUA PARTE TÃO SOMENTE E PREPARE-SE PARA SER SURPREENDIDO POR DEUS! A unção é para todos os vasos, o Espirito Santo é para todos os vasos que se fizerem disponíveis.

6- Buscar MAIS de Deus, (vers.6) Aqui nós entendemos que Deus só parou de fazer a parte dele, quando a mulher já havia feito a parte dela que era providenciar as vasilhas. Na bíblia o azeite, o óleo são símbolos do Espirito Santo, era um sinal real e palpável da presença de Deus na pessoa ou num ambiente, o azeite é como o Espirito Santo na igreja, se depender de Deus o azeite não cessará sobre a sua vida.

7- A viúva não se isolou, não se entregou aos problemas, teve a humildade em reconhecer a sua condição, obedeceu e fez a sua parte.

DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DE NÓS ESTAR CHEIOS OU NÃO, se aquela mulher tivesse vasos ocupados com outras coisas, obviamente não seria possível enchê-los de azeite. Portanto sejamos vasos disponíveis para ser cheios do Espirito Santo de Deus.

Para a meditação: Efésios 3.20

          Pastora Miriam Beltrame

Nenhum comentário:

Postar um comentário