Pages

domingo, 23 de novembro de 2014

Os 3 passos para a conquista do cristão

TEMA:                       OS 3 PASSOS PARA A CONQUISTA DO CRISTÃO
TEXTO:                    FILIPENSES 3. 12, 15a.
I.C.T:                         Ao escrever aos irmãos Filipenses, o Apóstolo Paulo de maneira doutrinária, exprime de madeira exata o caminhar necessário para que todos nós conquistemos plenitude de vida através da vontade de Deus. Isso é a nossa soberana vocação. Dar os passos certos de maneira certa e no tempo certo.  
TESE:                       Três princípios são norteadores na corrida do cristão: humildade, persistência e Amadurecimento.
OBJ. GERAL:          Pastoral / Doutrinário.
OBJ. ESPECÍFICO:           Levar os irmãos a meditar sobre os passos corretos para que obtenhamos vitória na caminhada cristã.

ESBOÇO

Em primeiro lugar,...
                        F. T.:... Para conquistarmos a soberana vocação é necessário...
I -... Reconhecer que não somos perfeitos (HUMILDADE) v12a;

Em segundo lugar,...
                        F. T.:... Para conquistarmos a soberana vocação é necessário...
II -... Prosseguir (PERSISTÊNCIA) v12b;

Em terceiro e último lugar,...
                        F. T.:... Para conquistarmos a soberana vocação é necessário...
III -... Amadurecimento (PERFEIÇÃO DE SENTIMENTOS) V15a.



CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



INTRODUÇÃO

Meus irmãos e minhas irmãs, eu vos saúdo na Paz do Senhor!
(...)

Quero iniciar a homilia de hoje com uma ilustração que me surpreendeu muito quando eu a li.

ILUSTRAÇÃO:

O CÉTICO E O CRENTE

No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês. O primeiro pergunta ao segundo:

- Você acredita na vida após o nascimento?

- Certamente. Algo tem de haver após o nascimento. Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.

- Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?

- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui. Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.

- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível. E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta. Eu digo somente uma coisa: a vida após o nascimento está excluída – o cordão umbilical é muito curto.

- Na verdade, certamente há algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.

- Mas ninguém nunca voltou de lá, depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida. E afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.

- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.

- Mamãe? Você acredita em mamãe? E onde ela supostamente está?

- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.

- Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não existe nenhuma.

- Bem, mas às vezes, quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando, ou a sente, quando ela afaga nosso mundo. Saiba, eu penso então que a vida real nos espera, por isso que estamos aqui este tempo e para isto que estamos nos preparando!
Coloquemo-nos em pé, abramos nossas Bíblias em:
Filipenses 3. 12, 15a. Leiamos:

12       Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
15       Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus

Diante deste texto que nós lemos e diante destas verdades que já temos compartilhado, eu quero vos pregar o seguinte tema:


OS 3 PASSOS PARA A CONQUISTA DO CRISTÃO.

Em primeiro lugar,...
F. T.:... Para conquistarmos a soberana vocação é necessário...
I -... Reconhecer que não somos perfeitos (HUMILDADE) v12a;

Uzias tinha somente 16 anos quando seu pai foi assassinado e ele subitamente se tornou rei de Judá, no oitavo século antes de Cristo. A história de seu reinado, que é registrada em 2 Crônicas 26, ensina uma lição poderosa sobre a importância da humildade. Uzias começou bem. Ele respeitava o Senhor e sua palavra, e Deus o abençoou abundantemente. O reino se expandiu e o rei fiel conseguiu dominar seus inimigos de todos os lados. Sua reputação se espalhou a outros países. Uzias se fortaleceu.
Então, tudo mudou:
"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso" (2 Crônicas 26:16).
Uzias era um homem especialmente escolhido por Deus para conduzir seu povo. Durante muitos anos, Uzias serviu o Senhor fielmente. Porém não estava autorizado a entrar no templo para queimar incenso. Esse papel estava reservado para outros homens escolhidos por Deus, os sacerdotes, que serviam no templo. Uzias, não estando mais contente com o desempenho do papel que Deus lhe havia dado, tentou assumir uma função extra e foi fortemente repreendido por seu erro.
O sacerdote Azarias e 80 outros sacerdotes seguiram Uzias até o templo e desafiaram seu ato presunçoso. Uzias enraiveceu-se e Deus respondeu imediatamente ao seu erro. O rei ficou leproso ali mesmo no templo diante dos olhos dos sacerdotes. Eles imediatamente o atiraram fora do templo, e Uzias correu da casa de Deus, percebendo que o Senhor tinha punido sua arrogância. Seu filho assumiu os negócios do Estado e deixou o leproso Uzias isolado em sua casa pelo resto de sua vida. A vida abençoada de um grande homem foi arruinada por um ato de desobediência. Uzias, como o primeiro rei de Israel (veja Samuel 15:17-23), foi derrubado por seu próprio orgulho.
Humildade: Fundamental para nossa comunhão com Deus
Quando Jesus pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração:
"Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3).
Ele continuou a pregar durante mais três capítulos, mas muitos ouvintes não o ouviram porque nunca passaram da linha de partida. Mesmo hoje, a maior parte da mensagem do evangelho cai em ouvidos surdos de homens e mulheres arrogantes que não querem mesmo reconhecer a posição de Jesus como Senhor.
Mas Jesus não reduziu os padrões. Ele não abriu uma porta extra para entrarem os arrogantes ou os "quase" humildes. Ele manteve intacto o seu requisito fundamental porque ele reflete a exigência eterna de Deus. Deus nunca aceitou o homem cheio de orgulho que pensava fazer as coisas a seu próprio modo.
Ao contrário de toda a sabedoria dos homens carnais, tendentes a adquirir poder e posição, Deus aceita exclusivamente os humildes. Uma geração depois de Uzias, o profeta Miquéias pregou perfeitamente a idéia quando ele citou as palavras de Deus:
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (Miquéias 6:8).
As Escrituras deixam perfeitamente claro que não há outra maneira de caminhar com Deus. Ou andamos humildemente com nosso Deus, ou não andamos de modo nenhum com ele!
Jesus andou no meio de homens carnais e enfrentou tremendo desafio. Como poderia ele capturar seus corações para moldá-los como os servos humildes que o Pai quer? Não foi uma tarefa fácil. Ele falava frequentemente de humildade, e mostrava em sua vida de serviço o que significa elevar os outros acima de nós mesmos. Quem poderia exemplificar melhor a humildade voluntária do que o próprio Deus, que deixou sua habitação celestial para servir e mesmo morrer pelos homens pecadores? (Esta é a essência do apelo irresistível de Paulo em Filipenses 2:3-8).
Tiago disse:
"Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós... Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:6-10).
A arrogância impede a salvação.
"Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:10).

Em segundo lugar,...
F. T.:... Para conquistarmos a soberana vocação é necessário...
II -... Prosseguir (PERSISTÊNCIA) v12b;

            Ilustração:
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as próprias joias da esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido. O homem desiste? Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o chamavam de “visionário”. O homem fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele.
Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa. Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não!
Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entre em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas”.
A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria da automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro.
Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.



Em terceiro e último lugar,...
F. T.:... Para conquistarmos a soberana vocação é necessário...
III -... Amadurecimento (PERFEIÇÃO DE SENTIMENTOS) V15a.

Há algumas expressões que ouvimos ao longo da vida que às vezes nos parece sem sentido, um despropósito. Dias atrás em uma conversa ouvi umas dessas frases: Apodreceu antes mesmo de amadurecer. A minha primeira reação foi a de espanto e recriminação pela construção da ortográfica, mas depois de “ruminar” sobre ela, percebi em sua expressão uma verdade que a própria Bíblia ensina.

Ao ler sobre a igreja em Sardes (Ap 3) João descreve este triste fato de uma comunidade que deveria ser fonte de crescimento e vida, mostrou-se doente, vivendo com máscaras, de fachada e de aparências. E antes mesmo desta igreja atingir a maturidade em Cristo (Ef 4.13-14) já dava sinais de podridão, já cheirava mal.

Semelhantemente o apóstolo Paulo, quando escreveu à igreja em Corinto (2Co 13.5), revelou este triste momento em que aqueles irmãos caminhavam para a morte sem mesmo conseguirem vivenciar as fases do crescimento – amadurecimento.

Paulo propõe aos irmãos e irmãs fazerem um check-up (exame) e mudarem os hábitos (provar) para interromper este processo de deterioração (reprovado) da nossa jornada espiritual (fé). Paulo esperava e orava para que a obra que Deus iniciou pudesse ser completada até ao Dia de Cristo Jesus (Fp 1.6).

Retornando a Sardes, João é claro ao propor, não só a eles, mas a nós também, que deveriam ser VIGILANTES e reavivar, consolidar o que estava para morrer (Ap 3.2), que deveriam LEMBRAR e GUARDAR o que lhe fora ensinado, e assim o verdadeiro ARREPENDIMENTO fosse manifestado e voltassem ao caminho do crescimento e amadurecimento. Realidade essa que nasce em/de Deus e no Seu tempo.
            Mas, o que significa “ser perfeito” segundo a Bíblia?
            Para respondermos a esta pergunta vamos recorrer ao texto original:
            τετελείωμαι = Perfeição inteiramente absoluta
            τέλειοι = Amadurecimento espiritual, desenvolvimento ético de um ser.

            Ser um Cristão deveria significar que nossa trajetória é direcionada por necessidade, não importando o perigo e desconforto e estresse. Isto é ser humilde diante de Deus.


CONCLUSÃO:

Nesta passagem tão importante para o lado prático da vida cristã, tomamos consciência de duas coisas: a primeira, a origem gloriosa do nosso chamado para viver a vida cristã. Fomos vocacionados soberanamente por Deus em Cristo Jesus. A segunda verdade tão importante para nossa vida, é que há um método, uma forma, um caminho apontado pela Palavra de Deus para que alcancemos a santidade de vida.
Que sejamos até a medula tocados pelo chamamento divino que nos convoca para sermos participantes da santidade de Cristo e um dia ressuscitarmos para uma santificação perfeita. Que tudo isto nos empolgue e anime. E que tomemos o caminho que já foi trilhado pelos grandes servos de Deus no passado a fim de que sejamos santos.


Amém.

PR. LUIZ FERNANDO MASSUNAGA
BACHAREL EM TEOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário