Pages

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

NÃO VOS CONFORMEIS COM O PADRÃO DESTE MUNDO.

INTRODUÇÃO

Meus irmãos e minhas irmãs, eu vos saúdo na Paz do Senhor!
(...)
Hoje eu quero continuar o sermão da semana passada, falando sobre o padrão deste mundo. Padrão este que o Apóstolo Paulo nos adverte para não ganharmos sua forma. Vocês se lembram do significado do que é moldar-se:
A palavra moldar ou “conformar”, do grego: “συσχηματίζεσθε” (susquematizesthe) usada nesse versículo, tem o sentido de “moldar-se de acordo com”.
É como a massa de bolo que, ao ser colocada na assadeira, assume a forma de acordo com o molde. Paulo está exortando os crentes a não assumirem a forma do mundo.
Devemos praticar a renovação da nossa mente através da palavra de Deus.
 A Palavra Transformar-se vem do grego μεταμορφοῦσθε que significa: Mudança acentuada, transfiguração, desenvolvimento estrutural.
O mundo vai lutar de todas as formas para nos influenciar, o mundo tentará de todas as maneiras nos seduzir, porém, devemos manter firmes nossos barcos ancorados em Cristo Jesus. Ao longo dos séculos, a cultura pagã com a sua arte, a música, a maneira de vestir, o modo de pensar e as normas sociais sempre foi uma armadilha para o povo de Deus. Isto era verdadeiro com Israel no Antigo Testamento, bem como com a Igreja Cristã ao longo de sua história. Em nossa época observamos a igreja de alguma maneira em declínio sob o feitiço das normas culturais que o próprio liberalismo gerou. Isso porque muitas vezes não conseguimos pregar a verdade como ela é de acordo com as Escrituras. Há um receio de sermos ridicularizados pelo mundo. Parece que há uma intimidação que tem deixado a igreja em silêncio.
Coloquemo-nos em pé, abramos nossas Bíblias em Romanos 12. 02. Leiamos:
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Diante deste texto que nós lemos e diante destas verdades que já temos compartilhado, eu quero vos pregar o seguinte tema:

“NÃO VOS CONFORMEIS COM O PADRÃO DESTE MUNDO”.
                       
Em primeiro lugar,...
                        F. T.:... Conformar-se com o padrão deste mundo é...
I -... Conformar-se com a Igreja;

Não vos conformeis com a igreja
Quando as igrejas estão se conformando com o mundo, não podemos nos conformar com elas. A Igreja sempre lutou contra heresias: Os judaizantes e os gnósticos no primeiro século, os ataques à humanidade ou à divindade de Cristo, a mercantilização da salvação na Idade Média, a negação da Verdade na modernidade, a contaminação da verdade na pós-modernidade. A diferença é que hoje a crise que a Igreja enfrenta é eclesial. As pessoas percebem que as igrejas têm se desviado do plano de Deus e, com isso, as abandonam e menosprezam. O inconformismo que a Palavra de Deus exige de nós nada tem a ver com essa atitude de descompromisso. A Igreja é uma instituição divina e se expressa institucionalmente. Somos chamados a enfrentar o mundanismo e o pecado dentro dela, não pelo abandono, mas lutando para que seja a Igreja que Cristo quer:       
a) igreja com a missão de Cristo;
b) igreja com a confissão de Cristo;
c) igreja com a revelação de Cristo;
d) igreja com a autoridade de Cristo.

Não nos conformemos! Há esperança para a Igreja do século XXI pois é Deus quem estabelece a revelação que a mantém. Portanto, trabalhemos por uma igreja que cumpra o propósito dado pelo Senhor segundo os recursos que Ele mesmo provê.

Em segundo lugar,...
                        F. T.:... Conformar-se com o padrão deste mundo é...
II -... Conformar-se com o Culto;

Não vos conformeis com o culto
O culto que oferecemos a Deus nesse mundo tem sido marcado pela alienação e pelo simplismo. As pessoas nos conhecem mais por nossas obrigações do que por nossas motivações, mais por nossos costumes do que por nosso pensamento. Nossa adoração a Deus não tem produzido os resultados que Deus espera de nós, em nossas vidas ou nas vidas daqueles que nos observam. Mas Deus nos chama para um culto em que nos ofereçamos continuamente em santidade ao Senhor, de modo que isso seja primeiro agradável a ele e, assim, se torne agradável a nós. Esse culto que devemos oferecer a Deus deve ser:

a) fundamentado em sólido conhecimento das Escrituras;
b) caracterizado pelo dar de nós mesmos;
c) distinguido pela renovação de nossa mente;
d) resultante na experimentação da vontade de Deus.

Não nos conformemos com um culto que não seja aceitável a Deus. Seja o nosso culto um sinal da presença de Deus para todos os homens, um testemunho incontestável da graça salvadora de Deus. Ofereçamos a Ele um culto que o agrade verdadeiramente e comecemos isso, como Paulo, pelo ensino da sã doutrina.

Em terceiro e último lugar,...
                        F. T.:... Conformar-se com o padrão deste mundo é...
III -... Conformar-se com o Silêncio.

Não vos conformeis com o silêncio
A Igreja foi chamada para comunicar o Evangelho e ensinada por Cristo a fazê-lo na pregação, no ensino, no testemunho e na representação. Como crentes em Cristo não podemos nos calar a qualquer pretexto ou em qualquer situação. Devemos obedecer a Deus primeiro, não aos homens, e responder a quem quer que questione a esperança que recebemos em Cristo. Mas a Igreja tem se calado nas escolas e universidades, nos locais de trabalho e nos lugares públicos, com os amigos e os vizinhos, às vezes com a própria família. Os crentes têm emudecido por causa das leis, para não perder os amigos ou clientes, para não perder o status ou o emprego, temendo multas e prisão. A Igreja tem sido afrontada com mentiras e calúnias, ameaçada e desprezada, e não tem sido capaz de responder, porque teme coisa que acha pior. Nesse cenário somos chamados a:

a) não ter medo como as pessoas do mundo;
b) não ficarmos alarmados diante da perseguição;
c) termos Cristo como único Senhor, único dono de nossa vida;
d) nos prepararmos para responder a qualquer pessoa que questione a esperança que temos em Cristo.

Rompamos o silêncio e anunciemos o Evangelho, respondamos a qualquer pessoa e em qualquer situação, a tempo e fora de tempo!

CONCLUSÃO:
Devemos procurar viver cada dia em santidade de vida. Para isso, precisamos conhecer a sã doutrina e colocá-la em prática cumprindo assim o chamado para sermos conformes a imagem do Filho. Agindo dessa maneira não seremos como aqueles que professam conhecer a Deus, mas que o negam por suas obras (cf. Tt 1.16). A Igreja foi chamada para comunicar o Evangelho e ensinada por Cristo a fazê-lo na pregação, no ensino, no testemunho e na representação. Como crentes em Cristo não podemos nos calar a qualquer pretexto ou em qualquer situação. Devemos obedecer a Deus primeiro, não aos homens, e responder a quem quer que questione a esperança que recebemos em Cristo. Diante dos problemas e dificuldades que enfrentamos na Igreja nesses dias, não podemos nos conformar com a mesmice, não podemos nos entregar à estagnação, não podemos nos conformar com uma igreja morta. Deus reina soberano, Ele é santo, Ela ama a nós pecadores e proveu meios para nos salvar, portanto, apresentemo-nos para a missão que Ele anuncia. A revelação dessas coisas deve ser continuamente enfatizada aos crentes, até que, inconformados, clamem contra o pecado e celebrem a alegria da salvação.
O que tem moldado você? O Senhor ou o presente século?
Amém.



Pr. Luiz Fernando Massunaga

Comunidade Bíblica Adoração. Bauru, 22 de Setembro de 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário