Pages

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

RESTITUIÇÃO: A DEVOLUÇÃO DO QUE FOI PERDIDO.

TEXTO:                    I SAMUEL 30. 1-31.
 I.C.T.:                        Davi estava prosperando, e obtendo muitas conquistas, já possuía um exercito de mais de 600 homens valentes, muitos bens e escolhera uma cidade ampla e protegida por muralhas para morar, chamada Ziclague, onde ele deixava o que possuía e partia em novas incursões militares e conquista de novos territórios. Certo dia após meses longe de casa, cheios de saudade, com grande desejo de ver suas esposas, filhos e netos, em vez de ouvir os gritos de alegria, o que eles viram foi uma cidade toda queimada, seus muros destruídos e todos os moradores levados cativos. Isto foi um golpe terrível na vida de Davi e de seus homens. Mas Deus restituiu tudo a Davi.
TESE:                       Deus na sua Plenitude de Justiça, usa pessoas ou concede meios para que sejamos Restituídos.
OBJ. GERAL:          Pastoral / Doutrinário.
OBJ. ESPECÍFICO: O meu desejo é que todos os ouvintes após esta mensagem sintam o desejo genuíno de Restituição. Para si próprios ou para restituir aos outros.
ESBOÇO
INTRODUÇÃO

Em primeiro lugar,...
            F. T.:... Para que a Restituição aconteça é necessário...
I -... Desejar com todas as suas forças o que foi perdido (Querer de volta) V. 04;
Em segundo lugar,...
            F. T.:... Para que a Restituição aconteça é necessário...
II -... Consultar a vontade do Senhor (Fazer tudo na direção de Deus) V. 08;
Em terceiro e último lugar,...
            F. T.:... Para que a Restituição aconteça é necessário...
III -... Compartilhar os despojos (Abençoar outras pessoas) V. 26.


ILUSTRAÇÃO:
Um homem muito mal humorado e de mal com a vida percorria um caminho com uma penca de bananas nas mãos. Conforme ele caminhava, reclamando de tudo e de todos, ele ia comendo as bananas e lançando as cascas para trás. Quando terminou de comer todas as bananas, enquanto ainda murmurava de Deus, olhou para trás e viu outro homem que vinha atrás dele, agradecendo a Deus pela vida e comendo as cascas que ele havia lançado.
            
Atualmente vivemos em um mundo capitalista, e extremamente consumista. Vemos os recursos naturais do nosso planeta se esvaindo, indo embora, pelo ralo do desperdício. As pessoas são tomadas hoje por um desejo de consumo. De consumo extremamente rápido. Hoje, tudo é fabricado para durar menos, visando somente o consumo, visando somente o lucro de quem fabrica e comercializa, visando somente a ganância das marcas.
De uns tempos para cá, aumentou significativamente o uso dos cartões de crédito, e hoje, as empresas de cobrança também alcançaram seu espaço. Uma pergunta: Será que nós precisamos tanto assim de dois, três, quatro cartões de credito? Será que nós precisamos perder o sono com as dívidas e as cobranças dessas empresas? Não. Nós não precisamos. Mas sabe por que isso às vezes acontece? Sabe por quê?

Porque compramos coisas que não precisamos, com um dinheiro que não temos, para impressionar quem nós (na maioria das vezes) não conhecemos.

E isso é uma bola de neve, da qual a tendência é sempre engordar o Consumismo. Precisamos rever nossos conceitos. Antes de tomarmos decisões aquisitivas, devemos reavaliar nossos conceitos. Faz-se necessário um juízo de valores cuja balança justa deve ser a Palavra de Deus, através de três perguntas básicas e cruciais:

Eu Quero?                                      Eu Posso?                                      Eu Preciso?

Estas perguntas são muito pertinentes, e atingem o âmago da nossa alma. Elas vão até o pico mais alto do nosso egoísmo, e empurra lá de cima qualquer ser que Queira dominar nossa vontade e nosso arbítrio, distante da vontade de Deus estabelecida na sua Palavra. Meus irmãos, Nosso Deus não é O Deus do desperdício e do descarte, mas o Deus da preservação e da renovação. Mais do que isso, Nosso Deus é O Deus da RESTITUIÇÃO. Quando tudo e todos dizem que não vale mais a pena, Nosso Deus vem e diz: Eis que faço novas todas as coisas... (Ap. 21.05).
Éramos dignos de morte, mas imerecidamente ganhamos a “vida”.

Vamos primeiro entender o que significa restituição à luz da Bíblia:
Restituição significa Reparação. É corrigir uma situação. É devolver o que foi tirado. Deve-se fazer com justiça.
A Bíblia diz em:
Êxodo 22.9: “Sempre que alguém se apossar de boi, jumento, ovelha, roupa ou qualquer outro bem perdido, mas alguém disser: 'Isto me pertence', as duas partes envolvidas levarão o caso aos juízes. Aquele a quem os juízes declararem culpado restituirá o dobro ao seu próximo”.
Levítico 6.2-5: 2 Quando alguma pessoa pecar, e transgredir contra o SENHOR, e negar ao seu próximo o que lhe deu em guarda, ou o que deixou na sua mão, ou o roubo, ou o que reteve violentamente ao seu próximo,
Ou que achou o perdido, e o negar com falso juramento, ou fizer alguma outra coisa de todas em que o homem costuma pecar;
Será pois que, como pecou e tornou-se culpado, restituirá o que roubou, ou o que reteve violentamente, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou,
Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto; àquele de quem é o dará no dia de sua expiação.
Números 5.5-7: Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Dize aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos, transgredindo contra o SENHOR, tal alma culpada é.
E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa, fará plena restituição, segundo a soma total, e lhe acrescentará a sua quinta parte, e a dará àquele contra quem se fez culpado.
            Porém, o Novo Testamento nos transporta para um novo significado de Restituição:

            Éramos dignos de morte, mas imerecidamente ganhamos a “vida”.

            Esta é a verdadeira RESTITUIÇÃO de Deus nas nossas vidas!
Hoje, “feitos’ filhos de Deus, temos sidos abençoados, “com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Efésios 1.3), Temos um Pai, fazemos parte de uma nova família, a família de Deus, temos as verdadeiras riquezas: comunhão, paz, perdão, bondade, amor, salvação... Deus nos restituiu tudo o que havíamos perdido. Agora, estamos assentados, mesmo coxos, “deficientes” e imperfeitos, à mesa com o Rei Jesus”! Hoje, através de Jesus Cristo, podemos dizer: “Aba, Pai”, Paizinho! Logo somos também herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Fomos chamados de Lo Debar, de um lugar sem pastor, sem pastor, para pastos verdejantes, Estamos em Jerusalém, de volta ao Palácio Real, estamos assentados à mesa com o Reis dos reis e Senhor dos senhores – Jesus Cristo, o Filho de Deus! Nosso bom Pastor!

...hoje vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro.
Zacarias 9.12
 Amém.

            SOLI DEO GLÓRIA



Sermão ministrado na Comunidade Bíblica Adoração em Bauru-SP
            Homilia de Domingo à noite, em 28 de Julho de 2013

Pr. Luiz Fernando Massunaga

Um comentário:

  1. Se for GENUINAMENTE BÍBLICA, Amém.Que Deus Em Cristo Jesus os abençoe o senhor pastor Luiz F. Massunaga e toda sua família e seu ministério,Amem.

    ResponderExcluir