Pages

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Gola clerical, símbolo da Palavra de Deus proclamada.

O uso de vestes especiais por parte dos oficiais da igreja serve para representar o seu ministério entre o povo. Entre estas vestes especiais se destaca o colarinho clerical. Este é normalmente o colarinho de uma camisa com uma aba branca destacável na frente. Originalmente era feito de algodão ou linho, mas normalmente é feito hoje de plástico.

COLARINHO CLERICAL (CLERGYMAN) MODELO PROTESTANTE


Às vezes (especialmente na prática católica romana) a aba é fixa com um colarinho que cobre quase completamente, deixando um quadrado branco pequeno à base da garganta. Em muitas igrejas e em muitos locais, por não saberem da origem e do significado, não se aceita o uso de colarinho clerical. Com a devida orientação os cristãos passarão a entender a conveniência e a oportunidade do seu uso.

COLARINHO CLERICAL MODELO CATÓLICO ROMANO 


Origem e uso.
O colarinho clerical é uma invenção bastante moderna (inventado em 1827 pelo Rev. Dr. Donald McLeod, pastor anglicano). Foi desenvolvido para ser usado no trabalho cotidiano do ministro (mais prático que a batina). Originou na Escócia. Hoje é usado por pastores nas diversas denominações Cristãs como presbiteriana, luterana, metodista e pentecostais.

Uso pelos católicos
Os católicos romanos passaram a usá-lo a partir do Concilio Vaticano II, em substituição a batina, em situações especiais, essa adoção deve-se aos padres Jesuítas. É usado por todos os graus de clero: bispos, presbíteros (padres) e diaconos, e também por seminaristas. Na tradição Oriental, às vezes, os subdiáconos e leitores também o usam.

Significado
O colarinho clerical simboliza que quem o usa é um servo, pois este colarinho estava ao redor do pescoço dos escravos no mundo antigo. As pessoas que o usam servem como Ministros de sua Palavra. Toda a igreja tem compromisso com o testemunho de Cristo no mundo, no entanto, o pastor compromete-se de modo específico com o Ministério da Palavra.
Assim, o colarinho clerical simboliza esse compromisso pastoral com o anúncio do Evangelho. O colarinho branco sobre fundo preto envolvendo a garganta é simbólico da Palavra de Deus proclamada.

Relevância
O uso de símbolos é um sinal e um testemunho vivo de Deus no mundo secularizado. Pois uma das características do movimento de secularização o desprezo por sinais e símbolos religiosos. Para as pessoas o fato de ver um ministro com o colarinho clerical já é um testemunho de fé.
Assim como vendo um militar lembramo-nos da Lei, e vendo um enfermeiro (a) com seu uniforme branco lembramos o hospital. Igualmente é válido para os pastores que frequentam lugares públicos usar o colarinho clerical.

Testemunho
O Revmº. Robinson Cavalcanti, Bispo anglicano, testemunha: “Sempre viajo, e me dirijo a eventos públicos, vestido de colarinho clerical (clergyman), sem sentir vergonha de ser cristão e de ser ministro do Evangelho. Se pouquíssimas vezes fui por isso hostilizado na Universidade, perdi a conta das centenas de oportunidades para testemunhar de Cristo, a partir desse aspecto visual”

Conclusão
Em nosso mundo dessacralizado, os símbolos não podem ser esquecidos. Não podemos nos conformar com o século. Não podemos excluí-los, porque outras denominações deturparam alguns deles. O colarinho clerical é um símbolo importante. Sacraliza visivelmente o mundo sinalizando a dedicação ao ministério. 

SOLI DEO GLÓRIA

Pr. Luiz Fernando Massunaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário