Pages

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A DIREÇÃO CERTA PARA CHEGAR AO DEUS CERTO.

TEXTO:                    JÕAO 14. 1, 9, 13.
 I.C.T.:                        Jesus desenvolve um diálogo pedagógico com seus doze discípulos, tecendo ensinos escatológicos e soteriológicos, demonstrando assim, que eles deveriam se lembrar de SEMPRE dos momentos de aprendizado vividos com O Cristo nos três anos e meio que Jesus permaneceu com eles.
TESE:                       Não conheceremos a plenitude do que é Deus “no final” do caminho, simplesmente permanecendo nele sem olhar para trás; mas, conheceremos a realidade de Deus “durante” o caminho, se olharmos para os lados e mirarmos Deus no próximo, através de uma vida semelhante à de Jesus. Eu enxergo Deus, através de Cristo, no Próximo.
OBJ. GERAL:          Pastoral.
OBJ. ESPECÍFICO: O meu desejo é que todos os ouvintes após esta mensagem compreendam que Todos os nossos anseios e necessidades serão verdadeiramente saciados em Deus através de um relacionamento mirando Cristo nos nossos irmãos.
ESBOÇO
INTRODUÇÃO
                                    Em primeiro lugar,...
                                               F. T.:... Possuir a direção certa para achegar-se ao Deus certo é...
                                    I -... Livrar-se das perturbações durante o Caminho v.01.
                                    Em segundo lugar,...
                                               F. T.:... Possuir a direção certa para achegar-se ao Deus certo é...
                                    II -... Conhecer O Cristo que Revela Deus no Caminho v.9;
                                    Em terceiro e último lugar,...
                                               F. T.:... Possuir a direção certa para achegar-se ao Deus certo é...
                                    III -... Crer na provisão de Deus durante o Caminho v.13;

Amados, Quando falamos de “caminho” precisamos entender como é importante observarmos a “direção” certa para chegarmos ao “destino” certo. Mas o que significa Direção? O conceito de direção é frequentemente confundido com o conceito de “sentido. À diferença do significado usual do termo, a direção pode ter dois sentidos opostos. Por exemplo, na direção vertical podemos conceber dois sentidos: de baixo para cima ou de cima para baixo. Na direção horizontal, o sentido pode ser da direita para a esquerda ou vice-versa.
Porém, quando falamos em “Direção” a Deus, é preciso entender que não existe outro sentido que não seja o encontro com Ele, e o Foco somente Nele. O fato de que é O Próprio Deus quem nos direciona a Ele, nos ilustra que isso não possui outro sentido, senão o sentido de que Deus sempre se aproxima de alguém que está morto para dar-lhe um outro sentido... Um sentido chamado “vida”.
É impossível Conhecer O Cristo que revela Deus no caminho e prosseguir no sentido oposto e na direção errada. Pois é o próprio Deus quem nos coloca no caminho certo para REVELAR quem é Deus durante o caminho. 

Todo o conjunto de circunstâncias confusas e emergentes tinha o potencial de ser muito perturbador. Portanto, Jesus exorta os discípulos a não permitir que seu coração “se turbe”. O verbo “turbar” ταράσσω (tarasso) significa mexer ou agitar, turvar uma fonte de águas, e foi usado três vezes a respeito de Jesus (Jo 11.33; 12.27; 13.21). O imperativo está no tempo comum e é um imperativo, Jesus está dando uma ordem. Se vocês são meus discípulos, confiam em mim e querem obedecer minha palavra “Parem de se perturbar”.

A Bíblia nos diz no livro do Profeta Isaias:

Isaías 55:8-9: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
"Quanto mais deixamos que Deus assuma o controle sobre nós, mais autênticos nos tornamos - pois foi Ele quem nos fez. Ele inventou todas as diferentes pessoas que eu e você tencionávamos ser (...) É quando me viro para Cristo e me rendo à Sua personalidade que pela primeira vez começo a ter minha própria e real personalidade." C. S. Lewis.
Não há outra maneira de se  alcançar a Salvação a não ser crendo na Palavra de Deus que é o Próprio Jesus. Ele é o Único e verdadeiro caminho que conduz a eternidade com Deus; João 14:6.  E essa Salvação, não apenas pós morte, é a algo que acontece bem aqui nesse mundo. Veja, um dos sentidos da Palavra Salvação na Bíblia é “marpe” (dicionário Strong 14832) = restauração de saúde, remédio, cura, medicação, tranquilidade. Marpe, vem de Rapha , verbo curar, sarar, restaurar. Jesus é nossa cura completa, do corpo e do espírito, para séculos sem fim, amém!

SOLI DEO GLORIA


Sermão ministrado na Comunidade Bíblica Adoração em Bauru-SP. 
Homilia do Domingo à noite, em 14 de Julho de 2013 

Pr. Luiz Fernando Massunaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário